andar de baloiço

A vida é como andar de baloiço.
Enquanto balanças para a frente, vais seguindo com ela, vais ultrapassando, vais vivendo coisas novas. Porém, baloiças para trás de novo, porque há sempre algo que te faz apegar ao passado, sejam pessoas, lembranças, recordações. Coisas e momentos que não se esquece.
E de vez em quando enrolaste, ficas suspensa no ar, sem te conseguires mexer, completamente torcida, como no momento em que te sentes presa aos teus problemas, sem saberes como os resolver. Até que tomas um impulso e consegues te desenrolar, consegues resolver tudo o que te estava a impedir de baloiçar na tua vida.
Melhor do que andar no baloiço, é quando tens alguém a te empurrar, e sentes-te segura naqueles pequenos momentos em que alguém está a balançar contigo. E aparecem risos, aparecem conversas, aparecem sentimentos. Pois sabes que não estás ali sozinha. Que se caíres, terás alguém a segurar-te para não te magoares. Alguém a cuidar das tuas feridas. Das feridas do teu coração.
E quando essa pessoa se vá embora e ficas a baloiçar sozinha, lembra-te que tens que ser tu própria a empurrar, porque se não o fizerdes, irás ficar parada, sem qualquer movimento de vaivém.
Então empurra-te. E dá de novo continuidade à tua vida. E se caíres, encontra as forças para te levantares sozinha, mesmo que demores a levantar-te, tenta. Não desistas. A teu tempo, vai-te erguendo, perde os medos e volta-te a sentar no teu baloiço. Baloiça. Dá continuidade ao que começaste.
Se não o fizerdes, ninguém o irá fazer por ti. Ninguém tem força suficiente para empurrar quem não quer o fazer de novo.
E porquê demonstrar que está tudo bem, quando tu própria sabes que não está... Mas irá ficar...
Porque a vida é como andar de baloiço. Só tens que perder o medo de o fazer. Verás que pode ser de facto intrigante e empolgante, assim que ganhares o ritmo. Assim que sentires o vento bater-te na cara.
Verás que não tens mais nada a perder, daquilo que já perdeste....